5 S ou Sheldonização?

Conversando com a #TurmadoCafé, contei da minha alegria em realizar os 5 S no meu quarto. Como o @gruhn e a @garotaacida pediram dicas de #comofas isso, vambora arrumar as coisas de um jeito que vc vai ver que sua vida vai mudar!
Pra quem não sabe, os 5S constituem um método japonês de organizar as coisas e são muito usados nas empresas, principalmente quando o assunto trata-se de qualidade. Qualquer pessoa que mexa com as ISO não pode dispensar este conceito wonderful.
Se vc ler o post com atenção, também perceberá que o método 5 S consiste na Sheldonização das coisas: usar o conhecimento a seu favor para tornar as coisas mais práticas. Se vc só usa o conhecimento para Guitar Hero, está perdendo muita coisa!

  1. Seiri – Utilização: sabe aquele livro seu do 3º ano que toda hora você precisa tirar do lugar pra pegar uma coisa? Manda ele pra longe! Reveja o lugar de todas as coisas: coloque mais perto de você o que é útil e você usa sempre. Separe 3 coisas: 1 o que vc usa sempre para ficar ao seu alcance; 2 o que vc nunca usa, mas ainda é importante, para encaixotar; 3 o que vc não usa mais para jogar fora, dar, vender, doar!
  2. Seiton – Ordenação: É muito mais fácil encontrar coisas que estão classificadas. Se vc tem um monte de papeizinhos, transfira tudo para uma agenda, ou jogue fora se for inútil. Se vc colocar todas as roupas de frio juntas, não vai penar para encontrar aquela jaqueta quando estiver atrasado 😉 Outra coisa legal é anotar quando vc emprestar um livro a alguém, e tupperware também! Essas coisas se perdem no universo tanto quanto qualquer caneta bic!
  3. Seisou – Limpeza: a limpeza está ligada ao bem estar. Se você não lava roupas todo dia, como eu, separe um espaço para todas as roupas sujas (não embaixo da cama, no fundo do armário…). Não precisa ficar passando álcool até na porta, mas vamos combinar um paninho e um aspirador não faz mal a ninguém. Comeu alguma coisa no seu quarto? Larga de ser mão de vaca e compra uma lixeirinha para o seu quarto, assim você não é vencido pela preguiça e deixa embalagens por aí atraindo baratas malandras e godinhas…
  4. Seiketsu – Saúde: se vc tem rinite alérgica, por que insiste em deixar esse tapete enorme no seu quarto? Cuidado também com coisas que vc sempre usa e sempre estão em um lugar que é desconfortável para pegar, sua coluna merece esse cuidado. Ergonomia é importante! Outra, lavar os bichinhos de pelúcia também é muito importante para os alérgicos de plantão. Eu jogo eles dentro da máquina na moral.
  5. Shitsuke – Autodisciplina: vc já fez isso tudo, mas lembre-se da entropia: a tendência das moléculas se desorganizarem não é um fato só para o universo, acontece com seu quarto também, a correria pode fazer com que tudo volte, fora que tem coisas que são úteis agora e amanhã não são mais, por isso deve-se repensar em tudo sempre.

Galere preparada para realizar a arrumação? Quem sabe eu faço um post de Sheldonização das malas. Mas como este post eu prometo uma Sheldonização praticável, ok?

Essas dicas não vieram só da minha cabeça, eu desenvolvi um projeto de aplicação dos 5 S no estoque de uma empresa, em um dos estágios. Fica a dica aí pra galera 😉

Anúncios

6 comentários sobre “5 S ou Sheldonização?

  1. Eita! Eu já conhecia os 5S e não sabia!
    Sabia que no dia que li seu post tinha acabado de fazer faxina seguindo esses príncipios? Só não comentei na hora porque estava com pressa rs
    Beijo!

Deixe o seu comentário ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s