Sarcasmo, ironia e cinismo

Para quem já viu The Big Bang Theory, não é novidade que o sarcasmo é algo que o renomado dr. Sheldon Cooper não entende.

Se você também não entende o que é sarcasmo, meu amigo Houaiss fala para você: Sarcasmo, substantivo masculino, significa ironia cáustica. E a ironia nada mais é do que “uma figura por meio da qual se diz o contrário do que se quer dar a entender. Se caracteriza pelo emprego inteligente de contrastes, e geralmente cria ou ressalta alguma coisa dando efeito humorístico à fala.

Ou seja, se você fala: Jess, vc não é sarcástica, você é uma irônica idiota. É bem capaz que eu lhe dê um abraço e lhe agradeça com um sorriso XD E pior, ‘xingar’ a pessoa de irônica ou sarcástica somente expõe que o seu grau de inteligência não é dos melhores… (Sheldon, sem ofensas, mas seu nível de sociabilidade é zero)

Quando você deseja ser ofensivo, diga cínico, aí sim dá pra atingir a pessoa. Enquanto sarcasmo denota inteligência e são poucos que desfrutam da graça de sua compreensão, o cinismo trata-se de descaso, de afronta ostensiva, falta de escrúpulos e atrevimento. Ou seja, é aquele que dissimula na cara dura mesmo.

Ok, este post já está muito sério. Se você entendeu tudo o que eu disse, amiguinho, está na hora de rir:

4 comentários sobre “Sarcasmo, ironia e cinismo

  1. São poucas mesmo as pessoas que entendem o sarcasmo e a ironia. Eu tenho o humor afiado e sou bem irônica mas detesto explicar toda vez – “eu fui irônica” depois de observar as expressões catatônicas de incompreensão. /o\
    Viva a ignorância alheia, hehe. 😉

Deixe o seu comentário ;)

